Ver todos os blogs

Top 10 Coisas para Fazer em Lisboa em 2022

Nesta lista, olhamos para as melhores coisas para fazer em Lisboa no Verão de 2022, como algumas das mais recentes atrações da cidade ou as visitas e passeios mais icónicos.

Lisboa é uma das cidades mais antigas do mundo, e a segunda capital europeia mais antiga, precedendo outras capitais europeias modernas por vários séculos. Há muito que é o centro político, económico e cultural de Portugal, mas o seu encanto tem tanto a ver com a sua riquíssima história como com as suas ruas vibrantes e coloridas. Repleta de lojas antigas e modernas, restaurantes, cafés, monumentos, atrações e paredões junto ao rio - onde os locais e turistas se misturam sob um sol que é sempre agradável - Lisboa tem muitas atividades para oferecer. Aqui apresentamos uma lista das 10 melhores coisas para fazer na cidade:

1. Conheça a nova atração da cidade: o Quake - Centro do Terramoto de Lisboa

O Quake é a nova visita obrigatória de Lisboa: situado em Belém, combina diversão e conhecimento para lhe oferecer uma experiência que não esquecerá tão cedo. Ao caminhar pelas ruas de Lisboa hoje, a história do Grande Terramoto de 1755 está à espreita em cada esquina. Mas o que aconteceu às vibrantes ruas medievais? Ao entrar nesta atração - desenhada para famílias, amantes de história, cientistas amadores e aqueles que procuram aventura e atividades divertidas -, viajará ao passado (e regressará são e salvo) e sentirá o poder de um sismo, reproduzido por um simulador, video-mapping e efeitos especiais. Esta é uma experiência imersiva emocionante, que surpreende a cada passo e que o fará sorrir, sentir e aprender. Promete deixá-lo a tremer de emoção.

Morada: Rua Cais da Alfândega Velha, 39 | 1300-598 Lisboa, Portugal

Reserve já

2. Delicie-se com os famosos Pastéis de Belém

Não importa se é guloso ou não: mundialmente conhecidos, os Pastéis de Belém conquistam qualquer um com o seu delicioso recheio e crosta crocante. A complementar, o espaço que tem sido a sua casa desde 1837 é uma pastelaria de aspeto vintage com uma grande e agradável esplanada, localizada numa das zonas nobres da cidade, perto do Mosteiro dos Jerónimos. Uma visita aos Pastéis de Belém é, sem dúvida, uma das melhores coisas a fazer em Lisboa.

Morada: Rua de Belém, 84 a 92 | 1300 – 085 Lisboa, Portugal

Visite

3. Desvende o passado da cidade no Museu de Lisboa

Quer saber tudo o que há para saber sobre a cidade de Lisboa? Há uma exposição permanente no Palácio Pimenta - palácio de Verão da primeira metade do século XVIII e que agora é sede do Museu de Lisboa -, que apresenta uma visão cronológica do desenvolvimento da cidade desde a pré-história até ao final do século XX. Aqui poderá ainda explorar uma maquete da Lisboa pré-terramoto.

Morada: Campo Grande, 245 | 1700-091 Lisboa, Portugal

Visite

4. Deixe-se maravilhar pelo Mosteiro dos Jerónimos

A singularidade do estilo manuelino, também conhecido por gótico português tardio, pode ser apreciado em toda a sua glória no Mosteiro dos Jerónimos. O icónico edifício foi encomendado pelo Rei D. Manuel I pouco depois do regresso de Vasco da Gama da Índia, em 1502. O mosteiro ainda hoje impressiona locais e visitantes com a sua magnitude, riqueza de detalhe e esplendor eterno. Visitar este sítio é como entrar nas páginas da história, mas é também um bom momento para passear e relaxar, graças aos jardins envolventes e à proximidade do rio. Definitivamente, o Mosteiro dos Jerónimos deverá constar da sua lista de coisas para fazer e verem Lisboa.

Morada: Praça do Império | 1400-206 Lisboa, Portugal

Visite

5. Abrace o explorador que há em si, na Torre de Belém

Uma das principais coisas a fazer quando em Lisboa é visitar a Torre de Belém. Porquê? Desde o final do século XIV e até ao século XVIII, Portugal esteve na vanguarda dos descobrimentos marítimos. A fim de proteger os portos da cidade - local de partida para terras distantes dos exploradores e aventureiros portugueses -, foi construída uma torre na foz do Tejo, em Belém, uma zona considerada, há época, periferia da cidade. Foi assim que a Torre de Belém emergiu da água, levando Portugal ao mundo e tornando-se, séculos mais tarde, uma das atrações de referência em Lisboa. Num incrível cenário ribeirinho, poderá desfrutar de uma bebida de final de dia, tirar fotografias de postal ou ver um grande pôr-do-sol.

Morada: Av. Brasília | 1400-038 Lisboa, Portugal

Visite

6. Perca-se pelas ruas de Alfama

Quer esteja a viajar sozinho, em família ou com amigos, Alfama deve estar no topo da sua lista de locais a visitar em Lisboa. Este bairro é a personificação do espírito e da cultura lisboeta. Aqui, será cativado pela atmosfera das ruelas de calçada portuguesa, pelos sons do fado e da música popular que despontam das casas, pelas cores vibrantes dos prédios, pela mistura de arte urbana e arquitetura medieval, e para terminar, por uma vista arrebatadora sobre o rio e a cidade a partir do Miradouro das Portas do Sol.

Morada: Largo do Chafariz de Dentro | 1100-345 Lisboa, Portugal

7. Contemple as fabulosas obras de arte em azulejo no Museu Nacional do Azulejo

O azulejo é uma expressão artística que caracteriza a cultura portuguesa. Ao percorrer Lisboa, encontrará muitos painéis de azulejo (e souvenirs inspirados nestes) nos mais variados locais - prédios, fontes públicas, pátios, e restaurantes. Alguns com séculos de existência e outros modernos e divertidos. Assim, o Museu Nacional do Azulejo é um dos mais importantes museus portugueses, pela singularidade das suas coleções, que lhe permitirão uma viagem pela história dos azulejos e, de certa forma, do país, desde o século XV até aos dias de hoje.

Morada: Rua Madre de Deus, 4 | 1900-312 Lisboa, Portugal

Visite

8. Descubra a história da capital portuguesa na Baixa, da Praça do Comércio ao Rossio

Quando estamos na Baixa, estamos no coração da cidade contemporânea - no entanto, muito diferente do que era há mais de 260 anos. A 1 de novembro de 1755, por volta das 09:40, um violento sismo, seguido por um tsunami e vários incêndios que duraram uma semana, devastaram Lisboa. Como resultado, a cidade é hoje completamente diferente do que era antes do terramoto. Na sua reconstrução, foi preponderante a implementação de um plano detalhado influenciado pelos ideais do Iluminismo, com ruas largas, ortogonais e uma paisagem urbana mais simétrica, menos dominada pelas torres das igrejas e as cúpulas de palácios. Este plano é considerado o primeiro exemplo de planeamento urbano da história. Com o terramoto, muitos edifícios importantes foram destruídos, mudando para sempre a face de Lisboa e dando vida ao que são agora algumas das atrações, lugares e museus imperdíveis de Lisboa: a Praça do Comércio, o Rossio, Convento do Carmo, o Elevador de Santa Justa, a Ribeira das Naus, o Cais das Colunas e muitos mais.

Morada: Praça do Comércio | 1100-148 Lisboa, Portugal

9. Entre a bordo do Hippotrip

Não tem muito tempo para visitar a cidade e está indeciso entre um passeio turístico pelas ruas de Lisboa ou um passeio de barco no Tejo? Não pense mais nisso: o Hippotrip oferece a solução ideal, com um passeio por terra e rio. A bordo de um dos seus veículos anfíbios, poderá ver muitos dos pontos de referência da cidade numa divertida atividade de família ou de grupo.

Morada: Doca de Santo Amaro – Alcântara | 1350-353 Lisboa, Portugal

Visite

10. Passeie pela cidade no emblemático Elétrico 28

Quando chega a uma nova cidade, alguma vez se pergunta como será viver lá? A icónica rota do Eléctrico 28 é uma ótima oportunidade para ter uma ideia da vida quotidiana de Lisboa, enquanto navega pelas ruas do centro da cidade. Começando nas colinas da Graça e percorrendo as distintas avenidas da Baixa pombalina, antes de parar no charmoso bairro da Estrela, é certo que irá descobrir o estilo de vida português, bem como anos e anos da sua história, numa travessia que inclui diversos marcos importantes da cidade, palácios e monumentos.

Morada: Praça Martim Moniz 39 | 1150-052 Lisboa, Portugal

Visite