Ver todos os blogs

Estamos preparados para o próximo?

Se queremos prevenir danos materiais e ferimentos durante um sismo, temos de estar preparados. Para isso é fundamental traçar um plano de emergência, com a ajuda de familiares e amigos:   

  • Designe um ponto de encontro fora de casa e crie um kit de emergência para dois a três dias.   
  • Prepare a sua casa, evitando atravancá-la e prendendo prateleiras à parede.   
  • Defina em conjunto quais os locais mais seguros da sua casa: nos cantos de paredes-mestras e debaixo de mesas ou secretárias robustas.   
  • Assegure-se de que todos sabem quais as áreas a evitar e como desligar os abastecimentos de água, luz e gás.   
  • E, acima de tudo, quando ocorrer um sismo, não entre em pânico. Mas procure abrigo o mais rapidamente possível e aguarde que o abalo pare. 

Sabia que...?

Durante um sismo, lembre-se de BAIXAR, PROTEGER e AGARRAR. Baixe-se mais, para próximo do chão, de modo a descer o seu centro de gravidade e a manter-se mais estável durante o abalo. Proteja-se de objetos que possam cair e causar ferimentos. Agarre-se a um objeto estável, de modo a não ser projetado lateralmente pelo forte abalo. 

Durante um sismo, deve manter-se onde está: no interior, dentro de um edifício, ou no exterior, se estiver na rua. Evite a zona das escadas!

  1. Se estiver a conduzir, pare o carro e espere que o abalo acabe. 

Siga este ciclo de 3 passos para ficar a salvo em caso de sismo: Preparar, Reagir, Recuperar. Antes do sismo, prepare-se, tornando o seu espaço mais seguro, arranjando um plano e um kit de emergência, e reforçando a sua casa. Durante o sismo, reaja, baixando-se, protegendo-se e agarrando-se. Após o sismo, recupere, verificando ferimentos e danos, e seguindo o seu plano de emergência. Depois de estar tudo a salvo, volte ao início, de modo a preparar-se para o próximo.

Após uma emergência, pode precisar de sobreviver sozinho por vários dias. O seu kit de emergência consiste numa série de artigos básicos que o ajudarão a ultrapassar os primeiros dias críticos. A composição do kit é sugerida pelas autoridades de Proteção Civil, podendo variar de país para país e de região para região. Procure estar ciente da composição recomendada no seu município. Os grupos de artigos básicos são: i) alimentos e água; ii) kit de primeiros socorros e outros medicamentos; iii) documentos importantes e dinheiro; iv) artigos pessoais e de higiene; v) utensílios de emergência. E não se esqueça dos seus animais de estimação.

LOCAIS A VISITAR