• Idioma
  • PT
  • |
  • EN

QUANDO LISBOA TREMEU, O MUNDO ABANOU

Venha ensinar com o Quake, uma experiência única para alunos únicos: os seus

No Quake, o saber ocupa lugar. Aqui, alunos e professores podem compreender e desvendar os acontecimentos de 1 de novembro de 1755, o dia fatídico que mudou Lisboa para sempre.

Como educador, sabe-o melhor que ninguém: crianças e jovens adoram aprender mas detestam ter que prestar atenção. Tire os seus alunos da sala de aulas e tente, ainda que por momentos, que afastem o seu olhar dos ecrãs dos telemóveis. Leve-os a viajar no tempo até ao dia da catástrofe em pleno Século das Luzes. Ajude-os a melhor entender como as ondas de choque do Grande Terramoto de Lisboa chegaram até hoje. E, pelo caminho, mudaram a capital de um Império e sacudiram o Velho Continente, acelerando a História.

Mostre e veja de perto como reagiu o Marquês de Pombal, então Secretário de Estado, que ficou para a História pela forma eficiente e determinada como respondeu ao desastre, cumprindo três objetivos:

  • 1. Restabelecer a ordem introduzindo medidas de ação imediata, as chamadas Providências;
  • 2. Compreender o terramoto, lançando um Inquérito a nível nacional sobre as ocorrências desse dia;
  • 3. Reconstruir a cidade, aprovando um novo Plano de Lisboa, uma mudança radical no urbanismo da cidade.

No Quake, os seus alunos serão guiados pelas antigas e vibrantes ruas da Lisboa setecentista. Poderão ver e sentir como tudo aconteceu. De volta ao presente, aqui poderão também aprender tudo sobre terramotos e as mais recentes evoluções nos campos da sismologia e geologia.

Para além de proporcionar uma experiência inesquecível revelando uma Lisboa desaparecida, no Quake, procuramos sensibilizar para a necessidade de adoção de comportamentos preventivos, informando acerca dos planos de proteção civil existentes e, assim, incentivar a responsabilização individual na construção de uma sociedade mais segura.

Aliados à experiência, outros objetivos pedagógicos poderão igualmente ser aprofundados: prepare os seus alunos para a sua visita de estudo ao Quake através de uma seleção de atividades sobre o tema e leve a diversão e a inspiração do Quake para a sala de aula. Com o Quake, a sua escola estará no epicentro do conhecimento e da animação.

Sendo o simulador do terramoto parte integrante da experiência, assim como outros pontos interativos que requerem certa maturidade emocional, não é permitida a visita de alunos com idade inferior a 8 anos.

Para mais informações, por favor contacte-nos através do seguinte endereço de e-mail: booking@lisbonquake.com

Entrar em contacto